terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Senhores, 


MOBILIZAÇÃO TOTAL CONTRA A ILEGALIDADE DAS PRISÕES EM BANGU!!!!


Nesta segunda-feira, os Bms e PMs presos de forma COVARDE e ILEGAL no presídio de Bangu 1 desde SÁBADO receberam a visita dos deputados Marcelo Freixo, Flávio Bolsonaro e Robson Leite, da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, e Chico Alencar, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Foi o primeiro contato dos presos, que até então estavam incomunicáveis, inclusive com familiares e advogados. 


As celas 2x2m são fechadas 17h e abertas 8h da manhã. As comissões presenciaram que um BM preso precisa ser sedado para conseguir dormir. A SITUAÇÃO É ABSURDA. 


Daciolo permanece em greve de fome desde o dia da prisão.


Leia abaixo a nota publicada pelas Comissões: 


"Foi o PRIMEIRO contato que os detidos tiveram com o mundo exterior, pois até então estavam incomunicáveis, inclusive com familiares e advogados.

O normal, nesse tipo de prisão, é o seu cumprimento em unidade prisional especial – Grupamento ou Batalhão Especial prisional. Ou ainda em quarteis das Forças Armadas. É uma excepcionalidade, sem base legal, o encarceramento no sistema penitenciário e de segurança máxima, com suas normas absolutamente incompatíveis com o que lhes é imputado, até aqui sem a mínima chance de defesa.
Como se fossem bandidos perigosos, esses servidores, acusados de ‘incitação, desacato e crítica indevida’, estão submetidos ao regime imposto a criminosos de alta periculosidade, como a tranca em células individuais de 2 x 2 das 17h às 8 do dia seguinte. Rádio, TV ou qualquer outro meio de contato com a vida lhes são vedados. Boa parte tem filhos menores com os quais não estão tendo qualquer contato.
Os PMs e os bombeiros – inclusive aqueles com formação de nível superior – foram separados em 2 alas distintas. Internos que cumpriam pena, condenados por crimes graves, foram transferidos para outras unidades prisionais – em grande regozijo, diga-se, por livrar-se das condicionantes de Bangu 1.
Os deputados das Comissões de Direitos Humanos entendem que manter os presos naquela unidade é, além de ação ilegal e injusta, medida que em nada contribui para a superação dos problemas que levaram à mobilização das categorias, cujos caminhos reivindicatórios compete a elas próprias decidir. O momento pede distensão e diálogo, e atos arbitrários de força, caracterizando, nessas circunstâncias, prisão de conteúdo sobretudo político e tratamento desumano, cruel e degradante, nada somam para isso."


a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou um ofício ao secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, para que informe quem são e onde estão os militares presos. A sra. Margarida Pressburger presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, informou à imprensa que "Eles estão presos administrativamente, não podem ser recolhidos em presídios de segurança porque não foram condenados".


Após a Assembleia realizada à noite com presença de Bms, Pms e P. Civil na  noite desta segunda-feira, 13 de fevereiro, a sra. Ana Paula Matias, esposa do SGT Matias,  um dos bombeiros presos ilegalmente em Bangu 1, fez a leitura de uma nota para os jornalistas presentes, para evitar que novas prisões pudessem ocorrer no local.

“Nossa luta por dignidade começou em abril de 2011. Desde então, nosso movimento sempre foi ordeiro e pacífico. Desde então, nossa luta sempre foi pela dignidade de pais de família que arriscam suas vidas pelo cidadão para receber o pior salário do Brasil.

No ano passado, 439 homens foram presos arbitrariamente em um quartel.

Agora, temos homens do Corpo de Bombeiros presos no sistema prisional de Bangu 1 de forma ilegal e covarde. São presos políticos sem direito a uma ligação para a família sequer.

Em sendo preso, o militar do CBMERJ deveria ser recolhido ao sistema prisional próprio da corporação, o GEP. Prender estes homens em Bangu 1 é rasgar a constituição federal. Um estado de exceção não declarado está vigorando no Rio de Janeiro.

É preciso que seja esclarecido que nunca, em nenhum momento, a população do Estado do Rio de Janeiro ficou desassistida. Somos bombeiros militares e a nossa missão é salvar vidas.

É preciso esclarecer que nunca houve nem nunca haverá líderes. Existem porta-vozes.

É preciso esclarecer que no Grupamento Marítimo todos os 162 presos administrativamente acusados de não trabalhar estavam sim na praia, porém sem fardamento e fora dos postos de salvamento. Estavam na praia a paisano e efetuaram salvamentos. Prova disso é que não houve nenhum afogamento nas praias, que nunca ficaram desguarnecidas.

Não existe greve. NUNCA DESAMPARAMOS A POPULAÇÃO.

O que existe é a luta pela justiça aos homens presos neste momento em Bangu 1, de forma ilegal, covarde e arbitrária. 



A luta, neste momento, não é mais salarial. A luta é simplesmente pela dignidade humana. 


O único crime será manter estes homens presos.”


SENHORES, mais uma injustiça se abate sobre nós. 
E mais uma vez prevaleceremos. 


AOS COMPANHEIROS PRESOS EM BANGU 1 e aos presos ADMINISTRATIVAMENTE, daremos todas as nossas forças. Vocês estão em nossos pensamentos e nossas orações.  


FAMILIARES DE PRESOS: acreditem, vocês não estão sozinhos nessa luta.



A VITÓRIA É INEVITÁVEL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário