terça-feira, 8 de maio de 2012

EXPULSÃO DE POLICIAIS

Comissão quer ouvir coronel Erir Ribeiro da Costa Filho.

COMISSÕES QUEREM OUVIR COMANDANTE DA PM SOBRE EXPULSÃO DE POLICIAIS

As comissões de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presididas, respectivamente, pelos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Zaqueu Teixeira (PT), vão realizar uma audiência pública para ouvir o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (08/05), durante reunião conjunta das comissões que buscava esclarecimentos para a exclusão de policiais militares que participaram de manifestações. Segundo Freixo, durante o encontro de hoje, que contou com a presença do corregedor da PM, coronel Waldir Soares Filho, “muitas questões não foram respondidas”.
“O corregedor não conseguiu responder a todos os questionamentos; então, queremos o quanto antes saber o número de policiais que estão respondendo a inquérito, quantos já foram expulsos, para onde foram transferidos e a principal pergunta: quem deu a ordem de prender os policiais em Bangu1”, questionou o parlamentar. Para Zaqueu Teixeira, há necessidade da promoção de uma audiência mais voltada para os atos e os fatos. “A expulsão é a pena máxima e, por isso, os fatos têm que ser muito graves e comprovados. Por isso, pedimos todos os procedimentos administrativos a que foram submetidos esses policiais”, explicou o petista.
O corregedor da PM afirmou que tem havido, por parte dele, um maior cuidado para que o direito à ampla defesa dos policias seja respeitado. “O objetivo da prisão era o de preservar os pilares da corporação, que são a hierarquia e a obediência. A prisão do militar é legal e prevista na Constituição”, disse o corregedor. Ele comentou ainda que, até agora, 17 policiais militares foram excluídos da corporação. Os deputados Paulo Ramos e Luiz Martins, ambos do PDT, o presidente da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio (Ame/RJ), coronel Carlos Fernando Ferreira Belo, e o coronel Paulo Ricardo Paúl também participaram da audiência.
ALERJMinha fotohttp://tudoglobal.com/files/2011/09/PM-Rio.jpgFONTE CUTURNO CARIOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário